Estão abertas as inscrições para interessados em exibir filmes na IX Mostra de Cinema e Direitos Humanos

Da Assessoria de Comunicação Social da Secretaria de Direitos Humanos (SHD)

Publicado em 23 de setembro de 2014.

IX Mostra de Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul

Composta por filmes de curta, média e longa metragem, a Mostra percorrerás as 26 capitais brasileiras e o Distrito Federal entre os dias 3 de novembro e 14 de dezembro. (Imagem: reprodução)

O projeto “Democratizando” da 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul está com inscrições abertas para cadastrar as instituições e espaços culturais de todo o Brasil que tenham interesse em exibir os filmes. Poderão participar da seleção locais como cineclubes, pontos de cultura, institutos federais de educação profissional, universidades, museus, bibliotecas, sindicatos e associações de bairros.

As inscrições seguem até o dia 15 de novembro.

O objetivo da iniciativa é permitir que as produções audiovisuais da Mostra possam alcançar parcelas da sociedade que têm pouco ou nenhum acesso à cultura. Segundo o regulamento, serão escolhidos até mil pontos de exibição e cada um receberá um kit contendo os filmes da Mostra, que devem ser apresentados ao público entre os meses de janeiro e março de 2015, em sessões gratuitas.

Para participar, os responsáveis pelas instituições devem preencher cadastro online. A lista dos espaços selecionados será divulgada até 25 de novembro de 2014.

Diversidade – A 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul evento reúne obras produzidas em países do Hemisfério Sul, que abordem temas relacionados aos direitos humanos. Composta por filmes de curta, média e longa metragem, a Mostra percorrerás as 26 capitais brasileiras e o Distrito Federal entre os dias 3 de novembro e 14 de dezembro. Pelo segundo ano seguido, as produções também serão exibidas em cerca de mil espaços culturais selecionados pelo projeto “Democratizando”.

A programação compreende uma seleção de filmes contemporâneos que, desde 2008, são selecionados por meio de chamada pública, além de uma retrospectiva histórica, homenagens e programas especiais. A Mostra é realizada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, em parceria com o Ministério da Cultura, com produção da Universidade Federal Fluminense e patrocínio da Petrobras e do BNDES.

Em 2013, foram exibidos 38 filmes em todas as capitais. Ao total, quase 30 mil pessoas assistiram às produções da Mostra Principal. Em 2013, a Mostra Democratizando foi exibida em 600 pontos por todo o país.

Serviço: 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul

Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário