“Seminário Sudeste – Por um Brasil Agroecológico” reúne entidades e atores para debater a Agroecologia na região

Seminário faz parte de rede nacional de seminários regionais para discutir políticas públicas para o desenvolvimento da Agroecologia no país.

Mesa de abertura majoritariamente feminina ressalta a importância do feminismo no desenvolvimento do movimento agroecológico. (Foto: CTA/Reprodução)

Teve início nessa terça-feira, 9, no auditório da Biblioteca Central da UFV o “Seminário Sudeste – Por um Brasil Agroecológico”, realizado pela Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) juntamente com parceiros do movimento agroecológico na região.

O evento faz parte de um grupo de seminários regionais – que vem acontecendo nas outras quatro regiões do país desde abril – que buscam maior interação entre organizações, redes e movimentos atuantes, a fim de compartilhar experiências e contextualizar o cenário político no meio rural, possibilitando a identificação de oportunidades e desafios para o desenvolvimento da Agroecologia. Desse modo, um dos principais objetivos do seminário é a formulação de propostas para o segundo Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (II PLANAPO), a ser executado entre 2016 e 2019.

Com uma representação majoritariamente feminina – ressaltando a importância do feminismo no movimento agroecológico – a mesa de abertura contou com falas da presidente da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA), Irene Cardoso, da agricultora e articuladora do norte de Minas Gerais, Dona Lourdes, da pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Patrícia Bustamante, da representante da Câmara Interministerial de Agroecologia e Produção Orgânica (CIAPO), da reitora da UFV, Nilda Soares e do membro executivo da ANA, Eugênio Ferrari.

Cerca de 170 participantes integrarão nos dias 10 e 11 instalações pedagógicas, grupos temáticos, espaços para construção e articulação de agendas estratégicas e atividades culturais.

Confira a programação abaixo.

Programação do seminário discutirá o cenário de políticas no meio rural e propostas para o II Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (II PNAPO). (Imagem: Reprodução)

 

Com informações do CTA-ZM

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário