O Observatório

Observatório P&B blog

O Observatório dos Movimentos Sociais da Zona da Mata Mineira tem o objetivo de mapear e sistematizar os diferentes registros sobre os movimentos sociais, bem como articular, fortalecer e potencializar suas ações, inclusive em parcerias com entidades de estudos similares a níveis local, regional, estadual, nacional e internacional para se constituírem redes institucionais.

Com isso, pretende-se dar continuidade às discussões com e sobre os movimentos sociais da Zona da Mata Mineira, de forma a ampliar a compreensão sobre o contexto social, histórico e cultural em que se inserem e suas contribuições nesse processo. Gradativamente deve-se ampliar o escopo deste mapeamento de forma a abranger toda a Zona da Mata Mineira e outras regiões do espaço.

Objetivos

Objetivo geral

Mapear os movimentos sociais atuantes na região da zona da mata mineira e diagnosticar a situação socioeconômica dos envolvidos, contribuindo para a ampliação das ações formativas, produtivas e culturais, que fortaleçam a organicidade, a integração e a inter-relação dos movimentos.

Objetivos específicos

Dentre os principais, destacam-se:

i) dar continuidade e atualizar o mapeamento dos movimentos sociais presentes na região;

ii) promover atividades de formação e debate sobre os movimentos sociais integrando academia e sociedade civil.

iii) viabilizar o funcionamento da Casa dos Movimentos Sociais e fortalecer a Assessoria de Movimentos Sociais da UFV;

iv) facilitar o acesso da população a diferentes registros gráficos, visuais e de áudio a partir da organização de um arquivo público sobre a temática dos movimentos sociais;

v) dar visibilidade às ações do OMS e movimentos sociais nos diferentes meios de comunicação.

 

Deixe um comentário